Mesmo com as mudanças, a nova geração da Suzuki GSX-R 1000 conseguiu ser atualizada sem perder sua identidade. A moto já chega a sua décima geração, ao longo dessa história de 25 anos.
O modelo foi lançado no exterior em 2009, e quando não traz a tecnologia eletrônica de sua concorrente, a BMW S 1000RR, ou então um sistema tão moderno de freios quanto da Honda CBR 1000RR. Porém, seu motor impressiona, assim como o chassi que tornam a pilotagem excelente.
O modelo da Suzuki conta com um sistema de exaustão que reduz as emissões de gás carbônico, e escapamentos inspirados em modelos usados na Moto GP, que são feitos de titânio e aço inoxidável.
É possível selecionar formas diferentes de gerenciamento do motor, com o S-DMS (Suzuki Drive Mode Selector) que foi reposicionado para facilitar seu acionamento. O sistema permite a escolha de uma forma de pilotagem de acordo com a preferência do condutor e as condições, como em pista fechada ou com chuva.
A posição de pilotagem é até confortável para uma superesportiva, já que a GSX-R1000 conta com pedaleiras ajustáveis e uma tampa substitui o assento traseiro para pilotagem solo.
Completo, o painel de instrumentos da Suzuki 1000 conta com display em LCD que traz várias informações: dois hodômetros (parcial e reserva), temperatura do líquido de arrefecimento, alerta de baixa pressão do óleo, cronômetro de volta, seleção do S-DMS e gráfico indicando a intensidade do brilho do painel, além de relógio.
O preço do modelo GSX-R 1000, será de aproximadamente R$ 58.900, que é considerado um bom valor por ser uma moto potente, com excelente chassi, porém que não conta com o visual e a tecnologia moderna das concorrentes.
FICHA TÉCNICA: Suzuki GSX-R 1000 K10
Motor: DOHC, 999cm³, quatro cilindros, 16 válvulas e arrefecimento líquido.
Potência máxima: 185 cv a 12.000 rpm
Torque máximo: 11,9 kgfm a 10.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Câmbio: Seis marchas com transmissão final por corrente
Suspensão: Dianteira telescópica invertida totalmente ajustável; traseira por balança com monoamortecedor fixado por link totalmente regulável
Freios: Dianteiro com disco duplo flutuante de 310 mm de diâmetro com pinça de quatro pistões fixada radialmente; traseiro com disco simples com 220 mm de diâmetro com pinça de um pistão
Chassi: Trave superior em alumínio
Dimensões: 2.045 mm (comprimento) x 720 mm (largura) x 1.130 mm (altura); 810 mm (altura do assento ao solo); 130 mm (altura mínima do solo); 1.405 mm (entre-eixos)
Peso: 205 kg
Tanque: 17,5 litros
Cores: Branca/azul, cinza/preta e preta.
via: osmotoqueiros