Bom, todo mundo sabe o que é um freio ABS, mas para renovar as idéias vamos para uma rápida explicação. O freio ABS é um sistema eletrônico que evita com que as rodas travem, ocasionando dessa forma a mudança do atrito estático para o atrito dinâmico. Como você estudou no seu segundo grau, o atrito estático é aquele exercido até o início da movimentação do respectivo corpo em atrito com a superfície e o atrito dinâmico é aquela resistência que ocorre entre o corpo e a superfície durante a movimentação. Sabe-se então que em qualquer corpo e em qualquer superfície o coeficiente de atrito estático é maior que o dinâmico, com isso resume-se que um carro tende a parar mais rápido se o atrito exercido pela roda e o asfalto seja somente o estático.
Me passei um pouco, mas a história aqui é sobre o EBD, que é uma sigla em inglês que quer dizer controle de distribuição da força de frenagem. Esse sistema faz com que em cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente, conforme a distribuição das forças resultantes aplicadas no sistema carro e pista. Imagine você magrinho dirigindo seu carro a 190Km/h com sua tia gorda no banco do carona pesando uns 100Kg a mais que você, nessa situação em uma frenagem brusca o sistema EBD irá aplicar uma força maior nas rodas do lado do carona que do seu lado para estabilizar o carro.